Como criar máquinas virtuais no VMware ESXi

Como foi noticiado aqui no Blog do Vicente, a VMware lançou gratuitamente o produto para virtualização VMWARE ESXi. É um produto robusto que, acredito, deve alterar sensivelmente os datacenters por todo o mundo. Na minha opinião, a não ser que o servidor tenha uma carga muito alta, já não faz mais sentido instalar o sistema operacional diretamente no hardware. O VMware ESXi deve então se tornar a plataforma padrão para servidores.

Hoje vamos ver como criar máquinas virtuais. Como pré-requisito para este tutorial você deve ter instalado o VMware ESXi, baixado e instalado o software de gerenciamento.

Execute o VMware Infrastructure Client do seu desktop ou do menu iniciar. Digite o IP ou nome do seu servidor, o usuário root e a senha que você cadastrou na configuração do servidor. Para acessar o servidor pelo nome você precisa ter cadastrado o nome no DNS da sua rede.

logon-vmesx.JPG

Depois de logar, esta é a tela inicial do cliente de administração do VMware.

tela-inicial-vmesx.JPG

Clique com o botão direito no servidor e escolha a opção New Virtual Machine.

nova-maquina.JPG

Será iniciado um wizard (assistente) para a criação da máquina virtual. Selecione a opção Typical e clique em Next.

nova-maquina-passo1.JPG

Nesta opção você deve informar o nome da máquina virtual e clicar em Next.

nova-maquina-passo2.JPG

Aqui você deve informar em qual datastore serão armazenados os discos. Se você tiver só discos internos aparecerá só uma opção. Se você tiver acesso a discos externos via SAN ou NFS, outras opções de datastore poderão estar disponíveis. Selecione o datastore desejado e clique em Next.

nova-maquina-passo3.JPG

Selecione qual sistema operacional será instalado. Escolha a opção desejada e clique em Next. IMPORTANTE: 32 e 64 bits fazem diferença aqui.

nova-maquina-passo4.JPG

Escolha quantos processadores você vai atribuir à máquina. Neste exemplo como o servidor tem 2 processadores, é possível escolher 1 ou 2. Se você tiver mais processadores, é possível escolher 1, 2 ou 4 processadores. Se a máquina que você for criar não precise de tantos recursos, crie com somente 1, pois 2 ou 4 processadores vão gastar mais memória. Selecione a quantidade desejada e clique em Next. Observação: Em máquinas Dual o Quad Core, cada core é considerado um processador.

nova-maquina-passo5.JPG

Selecione a quantidade de memória desejada e clique em Next.

nova-maquina-passo6.JPG

Selecione em qual rede a máquina será conectada. É possível colocar redes diversas na mesma máquina. Por exemplo: Uma máquina virtual pode estar ligada na sua rede interna e na internet servindo como seu servidor Web. Para isso é possível usar 2 placas de rede ou utilizar VLANs pelo protocolo 802.1Q na mesma placa de rede. Selecione a rede desejada e clique em Next.

nova-maquina-passo7.JPG

Selecione o tamanho do disco da máquina virtual e clique em Next.

nova-maquina-passo8.JPG

Revise as opções selecionadas para a sua máquina virtual e clique em Finish para concluir.

nova-maquina-passo9.JPG

Agora que sua máquina virtual foi criada, é preciso selecionar a mídia de instalação para sua máquina virtual. Para isso edite a máquina virtual clicando com o botão direito do mouse na máquina virtual recém-criada e selecione a opção Edit Settings.

editando-nova-maquina.JPG

Selecione o CD/DVD Drive 1 e escolha a opção desejada. Neste caso usaremos a opção Client Device, que é utilizar o CD da máquina em que está sendo gerenciado o servidor. As outras opções são: Host Device, que usa o CD do servidor e Datastore ISO file, que pode instalar a máquina virtual a partir de uma imagem de disco ISO que esteja no datastore. A última opção é a mais rápida, já que o acesso a disco é mais rápido que do CD ou DVD. Clique em OK para sair.

inserindo-disco-instalacao.JPG

Agora você já pode iniciar a máquina virtual clicando com o botão direito do mouse na máquina virtual e clicando na opção Power ON. Para utilizar o CD do seu computador, insira do disco de instalação do sistema operacional desejado no drive e clique no botão Connect CD/DVD 1.

ligando-maquina-virtual.JPG

Pronto! Agora é só instalar a máquina virtual do mesmo jeito que instalaria se fosse uma máquina física. Com a vantagem de que é muito mais rápido! Verifique se a versão instalada é afetada pelo bug do dia 12 de agosto. Se for aplique os patches necessários para evitar a ocorrência do erro General System Error Ocurred: Internal Error.

Atualização em 17/11/2008: Depois que instalar o sistema operacional, não esqueça de instalar o software VMware Tools que é indispensável para haver a comunicação entre Host VMware e a máquina virtual, bem como otimizar o uso de memória no Host. Para instalar basta clicar com o botão direito do mouse na máquina virtual e clicar na opção Install/Upgrade VMware Tools. Será aberta uma tela em que é possível instalar o software de modo interativo ou automático. Na maior parte das vezes, o modo automático funciona bem.

IMPORTANTE: Se você for instalar Windows XP por exemplo, precisará do driver da placa SCSI Bus Logic, que o VMware emula. Não é possível simular hds IDE no VMware ESXi. Do mesmo jeito que se usa CDs virtuais, é possível capturar imagens de disquetes.

Logo mais tutoriais do VMware ESXi disponíveis aqui no Blog do Vicente, fique ligado.

Leia Mais

Como instalar o VMware ESXi

Convertendo máquinas físicas em máquinas virtuais no VMware

Lançado VMware Player 3.0

Como instalar e usar o VirtualBox

Como instalar o Windows XP usando um pendrive

Como instalar o Ubuntu de dentro do Windows

144 thoughts on “Como criar máquinas virtuais no VMware ESXi

  1. Fala Vicente, certinho?
    Muito bom o blog, principalemte a parte voltada ao VM!!!
    Anteriormente, podíamos utilizar o VMPlayer pra poder acessar as VM’s do VMWare Server, correto? E no ESXi, como faço pra acessar um guest direto, assim como um console do VMPlayer?

    Desde já agradeço a ajuda…
    …e mais uma vez parabéns pela iniciativa!!

  2. Você precisa instalar a console de gerenciamento. Basta apontar o browser para o endereço IP do servidor VMware, baixar o executável e instalar. No caso do VMware Server, até onde eu sei, você também precisava instalar uma console de gerenciamento. Até onde eu vi na versão 2.0 ela é a cara do VMware Player. Talvez por isso tenha confundido.

    Vicente.

  3. Boa tarde, instalei tudo certo o esx 3.5 seguindo todos os passos que você colocou, está funcionando o servidor e estou acessando ele pelo infrastructure client, e na hora de instalar o xp ele no começo até acha o drive vmscsi-1.2.0.4.flp e carrega, porém dá um erro na hora de copiar na instalação do windows informando “o programa de instalação não pôde copiar o arquivo vmscsi.sys” e os demais arquivos vmscsi, se eu ignorar os arquivos o windows copia todos os arquivos dele, porém na hora do boot dá tela azul. Quero saber se alguém já teve esse problema e o que fez pra resolver. Grato pela atenção.

  4. Vicente, excelente artigo!!!

    Seguinte, sabe informar se consigo migrar uma maquina que esta no virtual pc para o esxi?

    Tentei migrar um server com debian 6 remoto aqui do meu windows e nao rolou, preciso ter algum agente instalado no linux?

    []´s
    Thiago

  5. Oi Thiago, não conheço nenhum método para migrar. Eu testei uma versão do Vmware Converter que funciona para Suse e Redhat, mas não funciona para Debian. Uma alternativa seria utilizar alguma ferramenta de clone no seu debian e tentar restaurar em uma máquina virtual. Talvez funcione.

  6. Olá, parabéns pelo site.

    Tenho algumas dúvidas e queria uma ajuda no entendimento dessas questões.

    Tenho um server dell e pretendo instalar nele o ESXi para rodar 3 VMs que são:

    – VM1 rodando o meu AD;
    – VM2 rodando o TMG;
    – VM3 rodando o Anti-vírus;

    quero usar esse setup em uma rede educacional com no máximo 60 máquinas clientes.

    como trabalho a questão da internet velox que temos. ligo ela no server (ESXi)? e a quesão do ip que temos que setar nele. não está claro e essa questão.

    Você pode dar uma ajuda?

  7. Oi Flávio

    Você precisa ter pelo menos 2 placas de rede no seu servidor. Em uma delas liga a internet e na outra a rede interna. Você vai ter que criar redes separadas para as duas. Para as máquinas da rede interna vai ter que entregar placas de rede virtuais da rede interna. Para fazer o roteamento entre a rede interna e a externa precisará de uma máquina virtual que faça o papel de gateway com algum software de firewall com placas de rede virtuais na rede interna e na internet. Para acessar a internet as suas máquinas virtuais e clientes precisarão apontar para o ip da rede interna do seu gateway/firewall.

    Espero ter esclarecido.

  8. “Você precisa ter pelo menos 2 placas de rede no seu servidor.”

    esse servidor em questão é onde tenho o ESXi instalado? se for tudo bem tenho 1 onboard e 2 offboard, com isso essa questãoa está OK.

    “Em uma delas liga a internet”

    o sinal do oi velox

    “e na outra a rede interna”

    no switch onde conecto os clientes?

    “Você vai ter que criar redes separadas para as duas. Para as máquinas da rede interna vai ter que entregar placas de rede virtuais da rede interna.”

    essa parte eu não entendi.

    “Para fazer o roteamento entre a rede interna e a externa precisará de uma máquina virtual que faça o papel de gateway com algum software de firewall com placas de rede virtuais na rede interna e na internet.”

    o serviço de roteamento do windows resolve isso, tipo digo que o sinal entra na eth1 e sai para os clientes na eth2?

    “Para acessar a internet as suas máquinas virtuais e clientes precisarão apontar para o ip da rede interna do seu gateway/firewall.”

    esses ip são os que eu irei configurar no meu range da rede interna certo?

  9. Olá Dr. Vicente,

    uma duvida, tem algum programa de virtualização que posso rodar numa maquina de 32bis?
    esse EXSI Free, posso instalar numa maquina 32bit? ou outro programa que pode me indicar qual….
    atenciosamente..

    Andre Fragoso

  10. A versão 5 só pode ser instalada em servidores com processadores 64 bits. Todos os processadores fabricados nos últimos 4 ou 5 anos já tem esta capacidade.

    Se não me engano, a última versão que pode ser instalada em servidores com processadores 32 bits é a 3.5.

  11. DEu uma forte queda de energia no bairro e quando a energia foi reestabelecida varios micro perderam o setor de boot e minha VM ESXi 4.0 voltou sem nada. configurei o ip, host etc mas minhas 2 maquinas irtuais com o 2008 desapareceram. como faço para recupera-las?

    sds.

  12. Luciano

    Não tenho ideia do que pode ser feito para recuperar suas máquinas virtuais. Uma dica importante é sempre instalar servidores em no-breaks para evitar este tipo de problema. Boa sorte.

  13. Olá Vicente!

    Tenho ouvido falar da plataforma Hypervisor para ESXi, funcionando como uma camada intermediária entre hardware e software, porém tenho uma dúvida, instalei o ESXi no meu PC e tenho 2 máquinas virtuais, (Windows e Linux), existe a possibilidade de rodar e/ou usar essas VMs no próprio PC, ou apenas remotamente via VMware Infrastructure Client?

    Essa questão do Hypervisor, ele consegue disponibilizar o hardware nativo para as duas VMs, VGA por exemplo? Ou ele virtualiza uma placa gráfica comum mesmo?

  14. Oi Juliano

    Não há como você acessar as máquinas pelo próprio servidor. É necessário acessar pelo VMware Insfrastructure Client mesmo.

    O VMware não faz pass-through das placas nativas para a máquina virtual. Quem faz isso é o Xen Server.

  15. Bom dia,
    Possuo uma máquina comum como servidor das minhas máquinas virtuais ( Core 2 Quad 2.836GHz, 8 GB RAM, 200 GB de HD), atualmente tenho 4 máquinas virtualizadas nele, até quantas máquinas poderei virtualizar sem problemas?
    Se eu fizer um backup destes arquivos que contém as máquinas virtuais, eu posso subir os clientes em outro servidor que possui um hardware diferente deste atual?

    Desde já agradeço a atenção!

  16. Daniel

    Você precisa acompanhar no Dashboard do host a utilização de memória e CPU do servidor. Acho que 4 máquinas virtuais de 1,5 GB de RAM é o máximo que dá para colocar com segurança neste ambiente.

    Se você fizer download dos arquivos .vmdk e .vmx poderá fazer upload deles para um novo host. Depois de fazer o upload, clique com o botão direito do mouse no arquivo .vmx e escolha a opção Add to Inventory.

  17. Olá Vicente,
    Antes de mais parabens pelo blog. Gostaria de saber se pode me ajudar num problemão tenho uma VM instalada com XP, só que de uma hora pra outra o server 2003 não quer mais carregar, so fica naquela barra de progresso totalmente parado. Já tentei colocar o Cd de instalacao do windows mas quando ele vai começar instalar e diz que nao encontrou o HD.já tentei várias coisas. O que queria se fosse possivel recuperar o Sistema, pois se trata de um servidor ou então os dados que estão dentro de HD virtural. Já procurei por ai e nao encontrei nada até agora.

  18. O Windows Server 2003 é muito estável. Pouquíssimas vezes eu vi dar problema por causa do próprio Windows (quem diria que um dia eu diria isso?!). Estou achando que você está com problema de hardware. Tente colocar este disco em outro computador para ver se sobe. Se subir tente verificar se tem algum problema no computador de origem. Se não subir, o problema é no próprio Windows. Neste caso, coloque este HD como secundário em outra máquina e salve os dados.

    Boa sorte.

  19. Então mas o windows server 2003 está virtualizado dentro do Esfxi … ae nesse caso procederia da mesma forma ou tem outra alternativa ? Desde já muito obrigado pela atenção.

  20. Você tinha dito que era Windows XP e depois disso disse que era Windows Server 2003. Eu achei que você estivesse usando VMware Server. De qualquer maneira, você consegue dar o boot no servidor só que o Windows não sobe certo? Se for este o seu caso, não há muito a fazer do que adicionar o disco do servidor em outra máquina virtual com Windows e fazer backup por lá.

    Boa sorte.

  21. Olá Vicente,

    Veja se pode me ajudar, copiei a pasta com todos os arquivos de uma MV e coloquei em outro servidor com o VMware, adicionei no inventário, mas depois que dou o player, ele fica reiniciando a MV e não carrega. Só aparece a mensagem q o “windows está carregando o arquivo” aí some e reinicia. O que pode ser isso ?

  22. saudaoes
    tenho um problemao e preciso de ajuda, temos um svr que foi criado antes de eu entrar na empresa, agora este servidor contem 2 maquinas virtuais em VMware , que eu consigo acessar , mas a maquina fisica nao consigo lhe acessar porque tem o bloqueio de exsi. sera que tem como descobrir o nome do host apartir de guest virtual vmware.

    por favor alguem me ajuda ai……….

  23. Olá

    Até onde eu sei, não há como descobrir o nome do host pelo guest. Mas o que isso vai te ajudar? Você quer saber onde estas 2 VMs estão rodando? Você não consegue acesso no host localmente?

  24. Parabéns pelo tuto Vicente. Aqui uso em produção e ficou show de bola… com um pequeno detalhe… Como o nosso amigo Jorge Willians, tenho enfrentado poucas e boas aqui na empresa. Cloquei o PFSense num servidor Dell, sem drivers das placas de rede, resolvi usar a solução do VMware, e ficou excelente, mas enfrento quedas de energia aqui na empresa, tenho no-break, mas o tempo não me ajuda, e a autonomia do no-break não segura, e cai tudo, são interrupções de mais de 3 horas nas madrugadas, um grupo gerador quebraria uma arvore, mas sabe como é… investimento demais de uma lado e do outro… zero! Pois bem, de todos os servidores que tenho, todos voltam, inclusive as MVs do Hyper-V, menos a do VMware… e é justamente a da internet, do DHCP… enfim, se vcs já encontraram alguma solução pra configurar e acertar me ajudem por favor!!! Já deixei configurado mas não pegou o reboot automatico. Abçs

  25. Vicente, me ajude por favor, eu criei uma VM no VMware, mas quando clico para iniciá-la aparece sempre a msg “operating system not found”, e não abre a VM, porque isso acontece? como eu faço pra dar certo?

  26. Flávio

    Você precisa instalar o sistema operacional na VM. Você pode criar uma VM Windows Server 2003, por exemplo, mas isso não quer dizer que a mesma já terá o Windows Server instalado. Isso fica em cargo do administrador, por causa de licenciamento e das customizações que você queira fazer.

  27. Parabéns pelo site, decidi montar um servidor aqui na loja usando o Esxi 5.0 em uma máquina I5 3450 com placa mãe intel DH61 e uma placa de rede extra. fiquei encantado com o sistema vmware e seu site me ajudou bastante. estou com uma maquina BFW servindo como roteador, uma maquina FreeNas para os compartilhamentos de dados e pastas. 2 winxp, um rodando o sistema de NFe e outro para testes. apesar de ter configurado as vm’s para iniciarem com o servidor não obtive êxito. alguém pode me ajudar?

  28. tive tempo hoje e pesquisando na net fui ver como atualizar o ESXI 5.0, quem sabe fazendo isso poderia fazer funcionar a inicialização das vm’s com o host… deu certo! é bem simples, encontrei as informações em http://communities.vmware.com/message/2079726 em um comentário de IgorNM em Jul 18, 2012 1:48 PM, vale a pena ver o artigo completo para se inteirar do assunto. detalhe: para dar certo alterei o nome do patch para algo simples como 1.zip, não me perguntem o porquê disso, mas deu certo! nesse link tem os detalhes e endereços.

  29. Bom dia Vicente!
    Estou tenho problemas em terminar um projeto aqui na empresa. Instalei o Esxi 5.1 com duas máquinas vituais e gostaria de fazer o backup destas, lembrando que não comprei o pacote, peguei tudo free na net. Tenho aqui em mãos duas opções para backup o cobian que usar ftp e o plugin da symantec backup. Ai vai minhas perguntas:
    1 – Como faço para liberar a porta ftp para usar o cobian como backup;
    2 – Por que o comendo de registro do plugin não consegue funcionar (RegisterBEVMPlugin -r -s 10.1.11.15 -m htt://ipa-vmwa-01.ipaseal.local/plugin/BEVMPlugin_Setup.exe).
    Gostaria muito da sua ajuda.
    Um abraço Edson

  30. Bom dia! Vicente necessito de umas orientações!

    Tenho instalado um servidor esxi 5.0 e com algumas maquinas virtuais nele e tbm tenho um thin client o PCOIP. Pelo que eu sei o PCOIP “puxa” a maquina virtual para ele, passando a ser como um desktop comun, o problema é que eu não consigo fazer acesso remoto atravéz do pcoip. Por acaso você sabe fazer isso? Fico no aguardo! Obg

  31. Marcos Paulo

    O thin client não “puxa” as máquinas virtuais para ele. Ele só pode fazer acesso remoto às mesmas. Por exemplo: se você tiver um Windows Server 2008, pode acessar via Remote Desktop (ou RDP). A máquina continua no servidor VMware e você estará apenas acessando uma console gráfica da máquina que está lá. O mesmo raciocínio vale para acessos via Citrix ou acessos remotos para servidores Linux.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>