Como criar máquinas virtuais no VMware ESXi

Como foi noticiado aqui no Blog do Vicente, a VMware lançou gratuitamente o produto para virtualização VMWARE ESXi. É um produto robusto que, acredito, deve alterar sensivelmente os datacenters por todo o mundo. Na minha opinião, a não ser que o servidor tenha uma carga muito alta, já não faz mais sentido instalar o sistema operacional diretamente no hardware. O VMware ESXi deve então se tornar a plataforma padrão para servidores.

Hoje vamos ver como criar máquinas virtuais. Como pré-requisito para este tutorial você deve ter instalado o VMware ESXi, baixado e instalado o software de gerenciamento.

Execute o VMware Infrastructure Client do seu desktop ou do menu iniciar. Digite o IP ou nome do seu servidor, o usuário root e a senha que você cadastrou na configuração do servidor. Para acessar o servidor pelo nome você precisa ter cadastrado o nome no DNS da sua rede.

logon-vmesx.JPG

Depois de logar, esta é a tela inicial do cliente de administração do VMware.

tela-inicial-vmesx.JPG

Clique com o botão direito no servidor e escolha a opção New Virtual Machine.

nova-maquina.JPG

Será iniciado um wizard (assistente) para a criação da máquina virtual. Selecione a opção Typical e clique em Next.

nova-maquina-passo1.JPG

Nesta opção você deve informar o nome da máquina virtual e clicar em Next.

nova-maquina-passo2.JPG

Aqui você deve informar em qual datastore serão armazenados os discos. Se você tiver só discos internos aparecerá só uma opção. Se você tiver acesso a discos externos via SAN ou NFS, outras opções de datastore poderão estar disponíveis. Selecione o datastore desejado e clique em Next.

nova-maquina-passo3.JPG

Selecione qual sistema operacional será instalado. Escolha a opção desejada e clique em Next. IMPORTANTE: 32 e 64 bits fazem diferença aqui.

nova-maquina-passo4.JPG

Escolha quantos processadores você vai atribuir à máquina. Neste exemplo como o servidor tem 2 processadores, é possível escolher 1 ou 2. Se você tiver mais processadores, é possível escolher 1, 2 ou 4 processadores. Se a máquina que você for criar não precise de tantos recursos, crie com somente 1, pois 2 ou 4 processadores vão gastar mais memória. Selecione a quantidade desejada e clique em Next. Observação: Em máquinas Dual o Quad Core, cada core é considerado um processador.

nova-maquina-passo5.JPG

Selecione a quantidade de memória desejada e clique em Next.

nova-maquina-passo6.JPG

Selecione em qual rede a máquina será conectada. É possível colocar redes diversas na mesma máquina. Por exemplo: Uma máquina virtual pode estar ligada na sua rede interna e na internet servindo como seu servidor Web. Para isso é possível usar 2 placas de rede ou utilizar VLANs pelo protocolo 802.1Q na mesma placa de rede. Selecione a rede desejada e clique em Next.

nova-maquina-passo7.JPG

Selecione o tamanho do disco da máquina virtual e clique em Next.

nova-maquina-passo8.JPG

Revise as opções selecionadas para a sua máquina virtual e clique em Finish para concluir.

nova-maquina-passo9.JPG

Agora que sua máquina virtual foi criada, é preciso selecionar a mídia de instalação para sua máquina virtual. Para isso edite a máquina virtual clicando com o botão direito do mouse na máquina virtual recém-criada e selecione a opção Edit Settings.

editando-nova-maquina.JPG

Selecione o CD/DVD Drive 1 e escolha a opção desejada. Neste caso usaremos a opção Client Device, que é utilizar o CD da máquina em que está sendo gerenciado o servidor. As outras opções são: Host Device, que usa o CD do servidor e Datastore ISO file, que pode instalar a máquina virtual a partir de uma imagem de disco ISO que esteja no datastore. A última opção é a mais rápida, já que o acesso a disco é mais rápido que do CD ou DVD. Clique em OK para sair.

inserindo-disco-instalacao.JPG

Agora você já pode iniciar a máquina virtual clicando com o botão direito do mouse na máquina virtual e clicando na opção Power ON. Para utilizar o CD do seu computador, insira do disco de instalação do sistema operacional desejado no drive e clique no botão Connect CD/DVD 1.

ligando-maquina-virtual.JPG

Pronto! Agora é só instalar a máquina virtual do mesmo jeito que instalaria se fosse uma máquina física. Com a vantagem de que é muito mais rápido! Verifique se a versão instalada é afetada pelo bug do dia 12 de agosto. Se for aplique os patches necessários para evitar a ocorrência do erro General System Error Ocurred: Internal Error.

Atualização em 17/11/2008: Depois que instalar o sistema operacional, não esqueça de instalar o software VMware Tools que é indispensável para haver a comunicação entre Host VMware e a máquina virtual, bem como otimizar o uso de memória no Host. Para instalar basta clicar com o botão direito do mouse na máquina virtual e clicar na opção Install/Upgrade VMware Tools. Será aberta uma tela em que é possível instalar o software de modo interativo ou automático. Na maior parte das vezes, o modo automático funciona bem.

IMPORTANTE: Se você for instalar Windows XP por exemplo, precisará do driver da placa SCSI Bus Logic, que o VMware emula. Não é possível simular hds IDE no VMware ESXi. Do mesmo jeito que se usa CDs virtuais, é possível capturar imagens de disquetes.

Logo mais tutoriais do VMware ESXi disponíveis aqui no Blog do Vicente, fique ligado.

Leia Mais

Como instalar o VMware ESXi

Convertendo máquinas físicas em máquinas virtuais no VMware

Lançado VMware Player 3.0

Como instalar e usar o VirtualBox

Como instalar o Windows XP usando um pendrive

Como instalar o Ubuntu de dentro do Windows

144 thoughts on “Como criar máquinas virtuais no VMware ESXi

  1. Bom dia Vicente!
    Estou tenho problemas em terminar um projeto aqui na empresa. Instalei o Esxi 5.1 com duas máquinas vituais e gostaria de fazer o backup destas, lembrando que não comprei o pacote, peguei tudo free na net. Tenho aqui em mãos duas opções para backup o cobian que usar ftp e o plugin da symantec backup. Ai vai minhas perguntas:
    1 – Como faço para liberar a porta ftp para usar o cobian como backup;
    2 – Por que o comendo de registro do plugin não consegue funcionar (RegisterBEVMPlugin -r -s 10.1.11.15 -m htt://ipa-vmwa-01.ipaseal.local/plugin/BEVMPlugin_Setup.exe).
    Gostaria muito da sua ajuda.
    Um abraço Edson

  2. Bom dia! Vicente necessito de umas orientações!

    Tenho instalado um servidor esxi 5.0 e com algumas maquinas virtuais nele e tbm tenho um thin client o PCOIP. Pelo que eu sei o PCOIP “puxa” a maquina virtual para ele, passando a ser como um desktop comun, o problema é que eu não consigo fazer acesso remoto atravéz do pcoip. Por acaso você sabe fazer isso? Fico no aguardo! Obg

  3. Marcos Paulo

    O thin client não “puxa” as máquinas virtuais para ele. Ele só pode fazer acesso remoto às mesmas. Por exemplo: se você tiver um Windows Server 2008, pode acessar via Remote Desktop (ou RDP). A máquina continua no servidor VMware e você estará apenas acessando uma console gráfica da máquina que está lá. O mesmo raciocínio vale para acessos via Citrix ou acessos remotos para servidores Linux.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>