Como construir seu próprio carro elétrico

Quando eu vi o título no Instructables quase não acreditei, mas o tutorial está lá e o vídeo abaixo é prova que ele foi realmente construído.

O modelo usado foi um Dodge Neon que Ben Nelson comprou por 500 dólares. Foram retirandos todos os componentes relacionados a combustão como motor, tanque, sistema de arrefecimento, escapamento, mangueiras e filtro de combustível. Ben vendeu o motor, radiador e o tanque de gasolina por 550 dólares, sendo assim o carro saiu de graça!

electric-car.jpgO carro é extremamente econômico, gastando, em dinheiro, o equivalente a 55 km/l. Isso é menos do que gasta uma moto de 100 cc! Foram usadas 4 baterias de 12V em série que fazem o carro chegar a 70 km/h com autonomia de 40 km. Dobrando o número baterias é possível chegar a quase 80 km. Parece pouco mas se você considerar que Ben gastou apenas 1200 dólares para construir, é um feito e tanto.

Quer transformar o seu chevette em um carro elétrico? Acesse: Built your own electric car

Leia mais

Que tal um carro movido à água?

Faça você mesmo: Motocicleta movida à eletricidade

19 thoughts on “Como construir seu próprio carro elétrico

  1. Pingback: Vicente via Rec6
  2. Cara, não tem como você traduzir, ou indicar um vídeo traduzido?

    Você sabe se isso da certo mesmo?

    Obrigado.

  3. Muito legal mesmo, isso prova que as grandes montadoras ja podiam estar fazendo carros eletricos a muito tempo

    O problema hoje não e a autonomia como dizem por ai, e sim, a ignorancia das grandes petroliferas que insistem em “travar” a industria automobilistica na produção dos mesmos

    E bem provavel que veremos eesas “pesquisas” prontas so depois que todos nos estivermos sofrendo horrores com as mudanças climaticas¬¬

  4. Olá!
    Meu nome é Aldir Oliveira, Endereço em São Leopoldo RS.
    Sou Técnico em Eletrônica,Eletro-mecânica, Informática, Micro-mecânica, Panejamento e Adminstração.

    A mais de 10 anos trabalho um projeto de carro ELÉTRICO( Energia GERADA por, SUSPENSSÕES, FREIOS, ATRITO E CONTATO DAS RODAS NO SOLO) isto é aproveitamento do próprio deslocamento de peso do veículo,Já comprovado que funciona.
    Tem dado bons resultados em aproveitamento de ENERGIA e assim melhorando o desempenho na AUTONOMIA do veículo.
    Com este sistema INÉDITO de geração de energia através do aproveitamento do peso em movimento, Freios e Suspenssões fazendo com que seja mais eficiente,prático , seguro, Econômico e não POLUI o meio ambiente.
    Venho até vocês se existe alguma possibilidade de me auxiliarem de alguma maneira
    Para executar este projeto com alguns recursos como:
    – Uma Oficina praticável
    – Equipamento de Ferramentas apropriadas
    – Suprimento material
    – Aprimoramento do projeto
    – Testes com segurança
    – Suporte para execução do projeto
    – Até algum valor se possível para melhor dedicação no projeto

    Todo esse projeto é elaborado com sistema totalmente INFORMATIZADO, otimizando
    O gerenciamento de cada função do carro como, economia de energia, melhor aproveitamento
    de cada tipo de gerador, melhoramentos no sistema de segurança do motorista, mais informações sobre estado do veículo, sistemas de aviso e alarme de aproximação, de estacionamento, dirigibilidade,reconhecimento de voz, digitais, câmeras integradas e controle a distânca das funções essenciais do carro..
    Dando assim uma autonomia de rodagem de 130km sem parar para recarregar.
    Kilometragem média de rodagem dia normal dentro da cidade por motorista é de 40 a 65km.
    Tenho elaborado este projeto com muita pesquisa, estudo, experiências e baseado dento de uma tecnologia de possibilidades.
    Conto com apoio de Empresas e Amigos, por isso venho até vocês pedindo este suporte para execução deste projeto, caso contrario vocês sabem, serei apenas mais um “ doido” sonhador!
    Já deixei parado este projeto por falte de recursos e apoio, se possível me mandem alguma resposta , serei muito grato e não vão se arrepender.

    Desde já, Obrigado e conto com vocês neste PROJETO que não tem similar ainda.

    AGUARDO RESPOSTAS. OBRIGADO!
    (51)84071887 mastermixrs@hotmail.com

  5. Se o grande problema dos carros eletricos e’ o tempo demorado de recarga das baterias devido a sua pequena autonomia nao seria o caso de se criar um sistema de troca de baterias descarregadas x baterias carregadas em postos de trocas assim como fazemos com nossos botijoes de gas???? Esses postos de troca das baterias poderiam ser instalados nos proprios postos de gasolina em uma area a parte por questoes de seguranca. Melhor ainda seria se esses veiculos fossem equipados com baterias 50/50, divididas ao meio para nao ter que se trocar uma bateria que ainda tivesse um restante de carga. Assim quando se esgotasse a bateria A o condutor atraves de uma chave de mudanca ou o proprio sistema eletronicamente passaria para a bateria B, e logo entao o condutor ja passaria em posto de troca e substituiria a bateria A vazia por outra com carga 100% e assim seguiria viagem alternando normalmente. Seria um sistema com logistica simples de ser implantado, barato e nesses postos de troca essas baterias teriam tempo de sobra para ser recarregadas. Deveria haver ainda um sistema de verificacao da carga existente na bateria que esta’ sendo trocada pelo condutor para que esse nao fosse enganado, sistema onde ele pudecesse comprovar que realmente essa bateria esta completamente carregada. Essa implantacao iria gerar um grande aumento no consumo de energia eletrica mas isso seria facilmente resolvido com a implantacao de novas usinas hidreletricas e tambem de termo-eletricas e de novas formas de producao de energia atraves das ondas do mar onde tem projetos magnificos em desenvolvimento!!!
  6. teria sido melhor transformar em hibrido. carro totalmente eletrico é algo que a industria não se interessa tanto por ser inviavel. as baterias desse projeto são pessimas alias.
  7. Bom, tenho uma idéia que tornará qualquer carro num carro super econômico. Olhando agora essa coisa de carro elétrico vi que esta minha idéia pode mudar também para usar a eletricidade no lugar da explosão e tudo ficaria muito melhor, pois não haveria poluição e a vantagem de que a energia consumida neste meu carro idealizado seria mínima. Vou ver se consigo me ajuntar com algum engenheiro mecânico e vou passar a idéia a ele.
  8. OLA PESSOAL BOM E INTERESSANTE ESTA MATERIA MAS QUERO DIZER QUE EU TENHO AQUI EM CASA UM CARRO FEITO INTEIRINHO POR MIM SO SAI DUAS VEZES COM ELE A NOITE ELE POSSUI UM MOTOR DE MOTO 750CC LEGALIZADO COM NOTA TD CHASSIS EM ALUMINIO TUBULAR FREIO A DISCO DIANTEIRO E TRAZEIRO DO FIAT MAREA CAMBIO DA PROPRIA MOTO MESMO SENDO ASSIM NAO TEM MARCHA RE TENTEI DURANTE 10 ANOS DEIXAR O VEICULO O MAIS PARECIDO POSSIVEL COM BUGATT GASTEI ATE HOJE UMS 30 MIL REAIS SALIENTO AINDA QUE MINHA RENDA MENSAL E DE APENAS 1600 REAIS MAS TD QUE FIZ ATE HOJE NO CARRO FOI DE PRIMEIRA PAINEL IDENTICO AO DO BUGATT A COR E EM DUAS FAZES SENDO PARTE SUPERIOR PRETA E INFERIOR LARANJA SO ESCREVI ISTO AQUI POR QUE TD QUE A GENTE LUTA PRA CONSEGUIR A GENTE CONSEGUE OBRIGADO
  9. não teria como ao inves de baterias colocar um gerador que consoma menos combustivel? assim o carro teria uma outonomia muito maior?
  10. Você ja pensou em como fazer um carro manual?
    Meu irmão tem que fazer um carro manual, é um trabalho de física, e ele me ignora quando comento o trabalho, ta bom que só tenho 11 anos mas consigo ajudar. Como ele recusa minha ajuda quero fazer um carro MUITO melhor, se achar um site que me ajude envie um e–mail.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>