Como instalar o Windows XP usando um pendrive

Para mim era uma questão de honra fazer a instalação do Windows XP no meu Fic usando pendrive. Alguns meses atrás já havia feito o desbloqueio e instalado no XP no Fic de um amigo, abrindo e instalando um drive de CD e queria fazer algo diferente desta vez.

Depois de 2 semanas de luta, consegui. Isso serviu para provar duas coisas: O instalador do Windows é tosco e instalar Linux pelo pendrive é muito mais fácil.

Você vai precisar:

  • Paciência
  • Um outro computador com pelo menos uns 3 GB de disco sobrando
  • Um pendrive de pelo menos 1 GB
  • A mídia do Windows XP
  • Instalador do Service Pack 1 ou superior
  • PEBuilder
  • PEtoUSB

Procedimento:

1) Pegue o CD do XP e copie o para o outro computador. No meu caso foi no diretório d:\xp.

2) Se esta mídia for do Windows XP original (sem nenhum service pack), você vai precisar de no mínino o Service Pack 1. O PEBuilder não deixa você criar o disco de boot sem ele. Então vá no site da microsoft e baixe o Service Pack 3 (o que evita de você precisar aplicá-lo depois). Tenha certeza que o idioma do Service Pack seja o mesmo da sua mídia do XP.

3) Para aplicar o Service Pack 3 nos arquivos de instalação, abra um Console (cmd.exe) e execute o comando abaixo:

WindowsXP-KB936929-SP3-x86-ENU.exe /integrate:d:\xp (adapte o nome do arquivo e o diretório com a mídia do XP conforme necessário)

4) Baixe a última versão do PEBuilder. Ele criará uma versão light do Windows XP para inicializar via CD. Instale-o e o execute. Configure-o conforme abaixo adaptando o que for necessário e clique no botão Gerar:

pebuilder, bartpe, windows

5) Será gerada uma imagem básica do Windows. Vamos usá-la para executar o instalador do Windows XP. Como o objetivo do PEBuilder é ser executado pelo CD, vamos precisar do PEtoUSB para copiar esta imagem para um Pendrive. Baixe-o, execute-o e preencha a tela conforme abaixo, adaptando o caminho da imagem gerada pelo PEBuilder, qual pendrive que deseja formatar e clique em Start:

pebuilder, bartpe, windows, petousb, usb

6) Agora copie o diretório i386 e o arquivo setup.exe do diretório dos arquivos de instalação do XP para o pendrive. Pronto, você terá um pendrive bootável com o BartPE com os arquivos de instalação do XP.

7) Coloque o pendrive na máquina de deseja instalar o XP e mude na BIOS para inicializar o pendrive e reinicie o computador. Depois de alguns minutos você terá uma tela parecida com esta:

pebuilder, bartpe, windows, usb

8 ) Clique em Go, Run e coloque o caminho x:\setup.exe e clique em OK. Na tela que abrir, clique em Instalar Windows XP. Eu não vou colocar o passo-a-passo aqui porque é bem intuitivo. O instalador vai extrair alguns arquivos no próprio pendrive e vai pedir para você reiniciar o computador para continuar a instalação.

9) Reinicie o computador e você vai perceber que o instalador substituiu o BartPE pelo instalador do Windows XP. Siga a instalação até que seu computador seja reiniciado.

10) Neste ponto é que o instalador do Windows XP se confunde. Ele acha que o pendrive é um HD e configura o arquivo boot.ini errado, pelo menos na instalação que eu fiz. Logo no começo do boot vai dar um erro dizendo que a configuração do seu HD está errada.

11) Se o problema do passo anterior ocorreu com você, será necessário alterar o boot.ini. Para isso execute o passo 5 novamente para recriar o BartPE. Coloque novamente o pendrive no computador em que a instalação do XP está sendo realizada, altere a configuração na BIOS, se necessário e reinicie o computador.

12) Quando o BartPE subir, abra uma console (cmd.exe) e execute os comandos:

attrib -r -h c:\boot.ini
notepad c:\boot.ini

Altere o boot.ini conforme abaixo:

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS=”Microsoft Windows XP Professional” /noexecute=optin /fastdetect

Provavelmente o valor do rdisk estará como 1, mude-o para 0 e a instalação continuará.

Retire o pendrive e reinicie o computador, altere a BIOS para inicializar o HD e continue a instalação da mesma maneira que uma feita pelo CD.

Caso algum outro erro ocorra ou este procedimento tenha alguma falha. Comente!

Leia Mais:

Como instalar o Windows 7 usando um pendrive

Como instalar o Ubuntu em um pendrive

Como instalar o Ubuntu de dentro do Windows

Como melhorar o desempenho no Windows

Como instalar o VMware ESXi

Como criar máquinas virtuais no VMware ESXi

Convertendo máquinas físicas em máquinas virtuais no VMware

Como compartilhar recursos eficientemente no VMware ESXi

Como aumentar o tamanho dos discos no VMware ESXi

Quer aprender inglês? Acesse Aprender inglês pode ser divertido

Quer aprender alemão? Clique Sprechen Sie Deutsch

Quer aprender francês? Acesse este link.

165 thoughts on “Como instalar o Windows XP usando um pendrive

  1. Eu estive a procurar vários tutoriais fodas dificeis e complicados iguais a esse.
    Mas milagrosamente achei uma alma que disse que existia um programa chamado WinSetupFromUSB. O programa é realmente simples de ser usado. Mas caso alguem tenha duvida, uma busca rapida na net deverá achar vários tutos;
  2. realmente esse WinSetupFromUSB é uma mão na roda, não sei muita coisa de informática, mas gosto de estar sempre aprendendo, sou um admirador desse fascinante mundo, e apesar de nunca ter feito espécie alguma de curso nessa área, faço um bucado de coisas que deixam meus amigos admirados de como foi que aprendi. bom, o assunto e formatação através do pen drive, e confesso que esse WinSetupFromUSB é mesmo impressionante, quase nenhum grau de dificuldade. gente, admiro muito o trabalho de vocês, estão de parabéns pelo excelente trabalho, são pessoas assim que fazem a diferença.

    abraços e fiquem na paz.

  3. Ei amigo, tenho dois cds do windows xp um é o sp3 normal e o outro é sp3 lite. depois de formatado a partição o windows não consegue copiar os arquivos de instalação, o que eu faço? tenho que troca a pasta “I386″ que você sugerio no tuto?
  4. Eu não consigo formatar nem um dos meus dois pendrives pelo programa do PeToUSB ! Não consigo arrumar de jeito nem um… Alguém pode me ajudar?
  5. OI, ACHO Q MEU PROBLEMA É MAIS SIMPLES Q O DE MUITOS, PORÉM, NÃO CONSIGO RESOLVÊ-LO: FIZ TODOS OS PASSOS MAS QNDO TENHO Q CONCORDAR COM O CONTRATO DE LICENÇA NÃO CONSIGO PQ A ÚNICA TECLA Q É RECONHECIDA É JUSTAMENTE A DE “NÃO CONCORDO”(ESC) OQ POSSO FAZER? NÃO CONSIGO NEM TERMINAR DE LER O CONTRATO FIK APENAS NA 1ª TELA… DESDE JÁ AGRADEÇO.
  6. Se o pendrive naum for reconhecido no PeToUSB, clique com o botao direito sobre o ícone dele e “execute como administrador”… na hr ele reconhece.
  7. Eu estou com 2 pendrives no pc mais o petousb nao reconheçe nenhum dos 2 =x eu posso formata-los por fora e seguir o restante dos passos ne?!
  8. consegui fazer o pendrive de boot, mas não consigo acessar o bios para mudar o boot para o pen , tenho um netbook da ecafé-hercules EX DH Black, instalado o sistema linux
  9. Nilson

    Você não vai conseguir instalar XP neste computador, já que a arquitetura do processador é ARM. O XP foi feito para rodar na arquitetura Intel.

  10. Nilson, onde vc comprou este netbook e quanto saiu? Vi o vídeo e achei bacana. Vc não gostou do Linux instalado?
  11. Vicente esse net meus filhos ganharam da madrinha, ele reconhece a rede sem fio mas não abre nenhuma página e não consigo configurar para acessar a internet, eles não sabem utilizar o linux, baixei a restauração do sistema direto do site da ecafe-hercules, mas também não consigo utilizar para voltar como original, se não suporta o xp o que voce me aconselha a fazer? existe outro parecido com o windows?
  12. Olá
    Estou tentando fazer o procedimento, porém quando vou copiar os arquivos do setup não acha o meu pendriver, ja tentei com dois pendriver’s ja tentei formatar FAT, FAT32, NFTS, e nada.
    poderia me ajudar?
  13. Eu já tentei instalar novamente o Windows Xp várias vezes mas falharam . o processo inicia-se a partir do CD, mas tudo o que vem é uma ecrã em branco. Mas porquê?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>