Como instalar o Ubuntu de dentro do Windows

Instalar Linux no seu computador nunca foi tão fácil. Mesmo assim muitos usuários ainda tem medo de fazer “besteira” e destruir seu Windows nesta empreitada.

Já faz algum tempo que existe como instalar o Ubuntu na mesma partição do Windows. Usando este método sua única preocupação será de ter pelo menos 6 GB disponível em disco. Que tal então aproveitar o lançamento do Ubuntu 11.04 e começar a usar? É muito simples, mas mesmo assim fiz um tutorial sobre o assunto.

- Baixe o Wubi.exe.

- Execute-o, será aberta uma tela igual a esta:

wubi

- Você poderá escolher o drive onde será instalado, qual o tamanho da instalação, qual o gerenciador de janelas, o idioma, o usuário e a senha. Você pode deixar todas as opções como estão e clicar em Instalar.

- Será iniciada a instalação. Se o firewall do Windows estiver habilidado, você pode receber uma mensagem igual a abaixo. Clique em Desbloquear:

firewall-windows

- Aguarde a instalação. Será baixado automaticamente o ISO do Ubuntu e depois instalado. Como a ISO tem quase 700 MB, a instalação vai demorar um tempinho…

wubi-installing

- Depois de instalado basta marcar Reiniciar Agora e clicar em Terminar.

wubi-finishing

Depois de reiniciar aparecerá um menu para você escolher se quer entrar no Windows ou no Ubuntu. Na primeira vez que o Ubuntu foi iniciado a instalação continuará. Não se preocupe nenhuma interação com o usuário é necessária. Depois disso o Ubuntu Linux 11.04 estará disponível para você testar.

Se você não quiser mais o Ubuntu instalado no seu computador, basta ir no Painel de Controle, Adicionar ou remover programas e desinstalar o Ubuntu:

adicionar-remover-programas-ubuntu

Não tem espaço no seu hd? Não tem problema, se você tem um pendrive maior de 2 GB ou mais, é possível utilizá-lo para rodar Linux.

Como você pode ver, há muitas maneiras de você experimentar o Linux, basta querer. ;-)

15 thoughts on “Como instalar o Ubuntu de dentro do Windows

  1. Pingback: Vicente via Rec6
  2. Serah mais pratico baixar previamente o SO,
    em seguida o Wubi, salvando-os no mesmo diretorio. Ao executar o Wubi, a instalação do Ubuntu ocorrerá imediatamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>