Review do computador Qbex Atlas Gold

Comprei há algumas semanas um computador que encontrei no Buscapé da marca Qbex. Como já havia comprado um desta marca antes não tive receio porque são bem feitinhos. Não chegam a ser um Positivo mas funcionam bem.

O preço

Paguei 539,10 reais em 12 vezes sem juros na loja virtual do Extra. Uma dica importante é sempre comprar qualquer coisa pesquisando pelo Buscapé. Se você for direto no site do Ponto Frio ou Extra o preço deste computador é 599 reais. Quase 60 reais mais caro.

qbex-frente

A Configuração

  • Processador AMD C-60 Dual Core de 1 GHz.
  • 4 GB de RAM
  • HD de 750 GB
  • Teclado e mouse
  • Caixa de som (bem ruizinha por sinal)
  • Saída HDMI
  • Vem SEM monitor. Eu usei um LG Flatron W2353V  de 23 polegadas que eu já tinha.

dentro-qbex

O sistema operacional

Um defeito terrível da Qbex é mandar um troço chamado Fênix pré-instalado. Era preferível que viesse sem nada. Provavelmente a maioria dos que recebem o computador, reinstalam um Windows pirata no lugar.

No meu caso eu instalei o Ubuntu 12.04 LTS 64 bits e instalei o gerenciador de janelas Mate (fork do Gnome 2) que, na minha opinião, tem uma interface mais amigável para trabalhar. Caso alguém queira instalar o Mate no Ubuntu 12.04 basta executar os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository "deb http://packages.mate-desktop.org/repo/ubuntu precise main"
sudo apt-get update
sudo apt-get install mate-archive-keyring
sudo apt-get update
sudo apt-get install mate-desktop-environment

Também instalei uma placa Wireless que não tem driver para Linux, nada que não se consiga resolver com o ndiswrapper.

Minhas impressões

A máquina é bem silenciosa, pois não tem ventoinha em cima do dissipador do processador. O barulho que se ouve é da ventoinha da fonte e do HD. A desvantagem de ser um processador de baixo consumo é que a performance não é lá estas coisas.

O processador C-60 (de baixo consumo de energia) é uma APU (Accelerated Processing Unit), ou seja, tem embutido no chip do processador também a placa gráfica. Existe um recurso no processador para aumentar a performance eleva a frequência para até 1.33 GHz mas não encontrei jeito de habilitar este recurso pelo Linux. Rodei o SuperPi via wine e o computador conseguiu calcular 1 milhão de casas em 1 minuto e 8 segundos. Um resultado bom… para computadores de 8 anos atrás. Mas pelo fato do computador ser Dual core, a performance para uso geral é razoável.

A performance de vídeo não é nenhuma Brastemp. Dá para assistir filmes em HD, mas não com qualquer player. Instalei o VLC mas o vídeo parecia apresentação do PowerPoint. Com o Gnome Mplayer é possível assistir filmes 720p sem maiores problemas. Entretanto assistir YouTube em fullscreen só é viável usando a resolução de 480p.

A máquina veio com o lacre da garantia rompido, não reclamei pois de qualquer jeito ia precisar abrir para instalar a uma placa wireless. Provavelmente isso liquidou com minhas chances de acionar a garantia caso eu precise dela…

Conclusão

Pelo preço pago a máquina não decepcionou. Entretanto não recomendo para gamers ou para quem não abre mão do Windows.

7 thoughts on “Review do computador Qbex Atlas Gold

  1. Interessante o review, eu não costumo comprar computadores prontos, mas gosto de saber o que andam vendendo por aí. Não sabia que vendiam desktops com processador que é mais usado em netbooks.

    Sobre o lacre de garantia, não acredito que um orgão como o procon, aceitaria a anulação da garantia por causa da remoção de um lacre, a empresa é que tem que garantir que todas as peças do produto que ela vendeu, são as que estão dentro do computador do cliente. Cito ainda um caso interessante, o computador do meu irmão é um HP desses com gabinete pequeno, ele veio com um lacre também, mas no lacre dizia claramente que o lacre era apenas para garantir ao cliente que o computador não foi violado durante o transporte, dizia ainda que o lacre poderia ser removido sem problema.

  2. Já usei uma dessas, é uma boa opção para pequenos escritórios também! Legal sua análise, geralmente vemos apenas testes de PCs de alta performance que nem sempre é acessível.

  3. amigo acho que vc jogou dinheiro fora, com mais um pouco vc poderia adiquirir uma maquina com plataforma intel !

  4. Uma cliente comprou 5 máquinas idênticas a esta.
    Uma veio com o DVDRW desconectado e a outra tem 15 bad blocks no HD

  5. Fiquei decepcionado, pois o meu headfone não pega. Sem ele sai som normal, mas qdo conecto o fone de ouvido fica mudo. Tenho dual boot, e no windows funciona (justamente o que menos uso).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>